BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Verdade



É interessante como 100 a cada 100 pessoas declaram: Verdade em primeiro lugar sempre!
Essas mesmas afirmam se perguntadas que são pessoas verdadeiras;
Ate que ponto elas são verdadeiras? Pelo fato de dizerem que são sempre verdadeiras já deixaram de ser verdadeiras?
Podemos ser parcialmente verdadeiros? Isso é válido?
Você aceitaria uma pessoa parcialmente verdadeira ao seu lado se soubesse de tal condição?
Outra coisa, a verdade sempre é o melhor caminho... Será mesmo? Será que às vezes não é melhor faltar com a verdade para nos livrarmos de problemas piores? Para não causar dores as pessoas que mais gostamos? Ou é preferível ocasionar uma chacina de grande escala por uma verdade?
A verdade é tão importante assim, que você trocaria uma vida confortável por uma vida miserável?
Quando a verdade deve ser usada realmente?
Não existem mentiras, existem duas verdades, a que é e a que deve ser?
A verdade tem limites?


OBS.: Não estou fazendo apologia a mentira, pelo amor de Deus! Estou tão somente levantando um questionamento e o valor à cerca da tão indagada, celebrada, esperada, imutável e irretratável "verdade"!

Jerffeson Cunha

6 comentários:

Sanchez disse...

Podes crer cara, muito legal esse assunto...
sempre disse isso na minha sala nas aulas de filosofia, pra levantar um questionamento sobre a verdade, mas ninguem quer dialogar sobre algo tão moral, vlw brother!

vou ficar acompanhando esse blog!
gostei dele, e essa cor ajuda na leitura!

abraço

Júlia disse...

Questionamentos.
Quero te dar os parabéns pelo simples fato de que você,dentre tantas outras,conseguiu expandir seu conhecimento ao ponto de questionar a existência das "duas" verdades.
Nós,o resto,geralmente taxamos a mentira de algo errado e pronto.
Muito bom o post ;)

Manu disse...

pois é, Jerf... já dizia Cazuza: "mentiras sinceras me interessam".
sou a favor da verdade sempre que possa ser dita. há casos e pessoas, entretanto, que vivem mais saudavelmente à luz de certas omissões ou inverdades... enfim, às vezes a vida prega essas peças...
entendo que existam vertentes da verdade... mas, sempre que possível, devemos dar nossa contribuição pra um mundo mais verdadeiro e sincero, hein! \o/
beijo!

Nay rodrigues disse...

Seria hipocrisia dzr q somos verdadeiramente verdadeiros, n tem como alguem ser verdadeiro 24 hrs por dia, podemos dizer q buscamos isso, em prol do nosso bom convivio com a sociedade, em pro da familia e do nosso trabalho, até mesmo porque ja é provado isso que mentira pode ser muito ruim se na dosagem errada, algumas mentiras sao aceitaveis, de facil compreensão, sao aquelas q nos iludimos em dizer: "Não estou mentindo e sim Omitindo"...(ja fiz muito isso).....mais é aquilo como disse, sendo na dosagem certa e feita para o bem, uma mentirinha de nada n vai fzr mal.

tterehoff disse...

Do jeito que eu vejo, existem verdades relativas. Muitas vezes pessoas presenciam o mesmo evento e lembram dele de forma diferente. Por exemplo: um dia eu fui estudar na casa de uma amiga minha e eu tenho certeza absoluta e irrefutável de que fui dormir era 1h da manha, mas meu namorado jura que eram 22hrs... quem tá falando a verdade? Pra mim, sou eu, para ele, ele. E nós nunca vamos saber, porque cada um lembra de um jeito, cada um sabe a sua verdade, e o máximo que podemos fazer, em termos de sinceridade, é sermos fiéis à nossa verdade.
Entretanto, como nem todo mundo é honesto (às vezes dizemos coisas que sabemos não serem verdade) e para vivermos em sociedade, em alguns casos foi necessária a substituição do conceito de verdade relativa para uma verdade "absoluta", provável, aceita pela maioria. Um exemplo é quando um médico resolve abrir um consultório. Qualquer um poderia chegar, dizer que fez faculdade e sair fazendo besteira. Por isso, é necessário que se tenha documentos provando a sua verdade. Ou quando você compra um carro, poderia simplesmente roubar e dizer que comprou. É por isso que são necessárias provas nessas situações, como documentos dizendo que aquilo realmente ocorreu.
Em outros casos, fica difícil estabelecer qual é a verdade "verdadeira" e qual é a inventada; é onde entra o juiz, uma pessoa com o poder de decidir quem está sendo sincero.
De qualquer forma, esse é um assunto muito complexo e de múltiplas facetas, e vc está de parabéns por trazê-lo à tona. ^^

Lucas Barbosa disse...

tbm acho!
http://lbbatera.blogspot.com/ 'Leia' em alto e bom som!! Blog Lucas.Barbosa ~ Musicalidade ao Extremo! =D